A Endesa Brasil é uma empresa comprometida com a educação de qualidade e a cultura de crianças e adolescentes brasileiros.

Esse compromisso vem sendo expresso por  meio de várias ações da companhia. Uma delas é o Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura, que foi realizado até 2015 com o objetivo de contribuir na qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas de todo o país.

O Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura incluiu cinco iniciativas direcionadas a professores e estudantes do ensino fundamental. A primeira, realizada em 2011, teve a participação de mais de 3 mil escolas de todo o país, os Contadores de Histórias Encantadas.

Em 2012, o Programa ofereceu outras duas ações educativas: Teatro de Brinquedo e Arteteca: Lendo Imagens. Em 2013 foi a vez do projeto BÚ! Histórias de Medo e Coragem e, em 2014, de Criadores de Começos.

Por meio dessas iniciativas, a Endesa Brasil reafirma sua convicção de que o investimento na educação é uma das formas de escrever o futuro em que acreditamos.