Teatro de Brinquedo é uma iniciativa do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura fomentada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A ação educativa teve como objetivo contribuir para a qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas de todo o país.

Por meio de atividades propostas, professores e estudantes foram convidados a ingressar no mundo encantador das narrativas, criando seus próprios heróis, brincando com palavras, alimentando ideias para fazer nascer novas histórias.

Criar uma história e encontrar um modo de contá-la constitui parte importante do processo de alfabetização e letramento. As propostas elaboradas são como pedrinhas, colocadas uma após a outra, com a intenção de auxiliar as crianças na compreensão dos componentes necessários à construção de uma história.

Professores de quinze municípios brasileiros receberam um conjunto de materiais didáticos para orientar a implementação do “Teatro de Brinquedo”.

O projeto já foi encerrado, mas se você é professor e ficou interessou em aplicar a ação na sua escola, fique à vontade para baixar os materiais didáticos aqui mesmo no site.

Nosso desejo é que alunos e alunas de todo o país percorram, conduzidos por seus professores e professoras, esse mundo mágico e irremediavelmente humano das histórias encantadas.

Boa travessia!