A ação educativa proposta pelo “Teatro de Brinquedo” criou ainda mais interesse por leitura e o desejo de criar histórias nos alunos da 5° série da Escola Municipal Deputado José Carlos Brandão Monteiro, em São Gonçalo – RJ. Convidados pela professora Soraya, mergulharam no mundo da narrativa, percorreram universos fantásticos, relembraram e criaram personagens!

“A experiência com as atividades propostas, as peças teatrais e os bonecos de fantoche, tem proporcionado a minha turma um exercício de criatividade”. Professora Soraya.

E se a Chapeuzinho tivesse se recusado a levar os doces para a vovozinha? A bibliotecária Francisca Firmino levantou aos alunos da E.M.E.I.F. Casimiro Montenegro, em Fortaleza – CE, essa e outras questões. Destacando observações em um mural com as características de heróis e vilões das histórias “Chapeuzinho Vermelho” e “O Príncipe e o Lobo”, novas alternativas surgiram para os personagens levarem adiante suas missões. Juntos, reinventaram produções literárias!

Fabiana Batista Leal levou para as salas de aula a lenda do “Campista do Ururau da Lapa”. Seus alunos das 2ª e 4ª séries da Escola Municipal Santa Terezinha, em Campo dos Goytacazes – RJ, contaram histórias, declamaram textos, realizaram atividades de desenho, fizeram dobraduras e, empolgadíssimos, quiseram inventar história! Explorando o caminho mágico das palavras, construíram o texto coletivo “Lenda do Gavião de Ouro”.

“Um aluno propôs que inventássemos uma lenda. Coletivamente, surgiu a Lenda do Gavião de Ouro. Foi uma delícia esse momento! Ficaram orgulhos e queriam mostrar a todos!”. Professora Fabiana.


Professor, envie depoimentos e fotos de suas atividades! Compartilhe também as emoções em sua travessia com as propostas do “Teatro de Brinquedo”!